Data da Publicação: 12/10/2019
A Semana de História é um evento acadêmico realizado anualmente, que entra em sua sétima edição, com data programada para os dias 20 a 22 de novembro de 2019.
A temática norteadora deste ano tem por finalidade discutir questões relacionadas à formação docente, balizada na interlocução entre teoria e prática como atributo indispensável a atuação do professor/a-pesquisador/a. Com proposta ampla e interdisciplinar, o encontro deste ano procura discutir experiências, debater dificuldades, apontar caminhos e expectativas à formação básica e continuada dos profissionais da educação, com destaques aos/as professores/as. Destaca-se, portanto, sua relevância acadêmica e social, na busca por fortalecer, cada vez mais, as parcerias entre Escolas, a Universidade e os gestores/formuladores de políticas públicas na área da educação. A partir da realização de palestras, conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos para discussão e apresentação de trabalhos/pesquisas e minicursos, se intenciona estabelecer aproximações e o intercâmbio entre pesquisas e práticas profissionais, de forma a se pensar e projetar cenários e possibilidades ao trabalho docente no século XXI.
Ao propor discussão a respeito de temas comuns a todas a licenciaturas, tanto do campus Rolim de Moura (Educação do Campo, História e Pedagogia) quanto de outros campi da Universidade Federal de Rondônia/Unir, espera-se oportunizar debates em torno de questões como: O cotidiano da profissão docente; A docência no ensino superior; A docência na educação básica; A docência e formação no intercultural e na educação do campo; Teorias e filosofias da aprendizagem; Políticas públicas educacionais; Estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem; A pesquisa e sua relação com ensino-aprendizagem; Perspectivas disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares; Estágios, Pibid, Residência Pedagógicas e Programa de Monitoria e a formação básica do/a professor/a; O planejamento; A avaliação; A relação professor/a-estudante; Disciplina e indisciplina nos percursos formativos e no cotidiano escolar; Ações e políticas inclusivas; Educação e direitos humanos; O desafio de construir e executar currículos; A diversidade como desafio: minoria e maiorias silenciadas; A formação continuada; A formação e a prática docente e os diálogos com saberes alijadas da tradição escolar/universitária; Docência e artes: histórias ensinadas e encenadas; Relatos de experiência etc.